sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A diferença cultural e religiosa entre o Sul e o Norte de Portugal é sem dúvida enorme. É nestas alturas que, principalmente se nota. Quantas pessoas em Lisboa se lembram que dia 01 de Novembro é feriado?, não ser que calhe a um dia útil, poucas são as pessoas que se vão lembrar deste feriado. Aqui onde moro uma zona em redor da Invicta, muito rústica e pitoresca, é impossivel passar em branco este feriado. Passo a explicar, nestes dias, mais do que o habitual, fazem-se romarias ás floristas e dirigem-se para o cemitério afim de colocar a campa do seu parente mais bonita e iluminada que nunca. O cemitério enche-se de gente, de flores e velas acesas. É quase uma competição.

Desde criança que sempre me fez muita confusão o ritual dos adultos da ída constante aos cemitérios, não é que fosse muito habitual acontecer isso na minha família, mas quando passava no cemiterio do Alto S.João sempre me arrepiou um pouco...

Adiante....
Não critico, simplesmente fico admirada como tanta gente faz a ida ao cemiterio um ritual de Sábado. Ao invés de ir tomar um café a uma esplanada, passam a manhã no cemitério..
Acho tão mórbido, e nunca tinha visto tal coisa.
Portanto dá para imaginar como está decorado iluminado o cemitério aqui perto de casa..

Sem comentários:

Enviar um comentário