segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Onde estava há 10 anos atrás...


Desde ontem que, estou a vêr documentários sobre o 11 de Setembro que passaram no National Geographic Channel, sob várias perspectivas e vivências do dia. Chamou-me a atenção um sobre os efeitos na saúde de quem esteve a trabalhar horas a fio para retirar os escombros da ground zero. Desde problemas graves respiratórios, a de pele.. Impressionante.. o número de pessoas que já morreu por causa deste ato de terrorismo. Nem imagino o que aquela gente presa no inferno sofreu, em pensar que não conseguia sair a tempo, quanto mais, as pessoas que quiseram ajudar a limpar e a tentar encontrar sobreviventes, que em pouco tempo vieram a falecer por doenças do WTC. E nesta gente ninguém fala?... dizem que morreram no atentado do WTC cerca de 3mil pessoas, e as que morreram depois?... as que também tinham família? as que também foram mártires...

...E onde estava eu?... Bem... estava na Fnac do Colombo a tomar café, ía entrar no meu trabalho ás 14:30 e estava a tentar abrir a pestana depois de uma noite longa no bar "Alcóol Puro" (que não faço ideia se ainda existe). De repente, todas as televisões começam a passar em directo a torre sul a arder, sem entender bem o que se tinha passado... Estava um senhor sentado ao meu lado, e diz logo :"isto foi um atentado"... lembro-me de olhar para ele e pensar:"lá vem as teorias de conspiração.."... Levantei-me, paguei o café e dirigi-me para o meu trabalho sem dar mais importância ao assunto... Cheguei á loja onde trabalhava, e alguém estava a seguir as noticias através da net, até que a CNN passa uma imagem do 2º avião a embater na torre norte... aí o mundo inteiro pôde afirmar que era um atentado... Lembro-me que fiquei com medo... muito medo... Esse dia, foi complicado, mexeu muito com toda a gente.. Lembro-me de falarmos que vinha aí uma guerra mundial, que íamos todos sofrer... Horrivel.

Ainda hoje contínuo a ficar muito comovida com tudo isto. O meu sonho sempre foi ir aos EUA, conhecer NY... Em breve, espero conseguir cumprir esse desejo... quero muito conhecer o ground zero e deixar a minha homenagem a todos aqueles os seres humanos que morreram em vão.. Sem saber ao certo o que lhes estava a acontecer... todas aquelas famílias destroçadas que nunca mais vão conseguir seguir em frente.. fazer o luto... Nem quero imaginar tal sofrimento.

Que Deus os tenha em PAZ.....

Sem comentários:

Enviar um comentário